quinta-feira, 24 de junho de 2010

Empresas mais verdes


Amor pela natureza? Responsabilidade social? Necessidade de mercado? Não importa! Mais por obrigação, mas com alternativas eficazes - pois visam a redução de custos, produtividade e imagem social - as empresas estão cada vez mais se tornando "verdes". Veja algumas iniciativas:


1º 7 mil mudas de árvores foram plantadas em Serra Negra pela Café no Ponto. A idéia principal é neutralizar as emissões de CO2 que ocorrem no processo produtivo nos próximos dois anos.


2º Desde abril desse ano, os hóspedes de alguns hotéis da rede Crowne Plaza serão convidados a dar umas pedaladas em bicicletas geradoras de eletricidade. Os aparelhos possuem iPhones conectados que informam a quantidade de energia elétrica produzida a partir da energia cinética. E tem mais, quem gerar pelo menos 10 watts/hora para o hotel perde cerca de 500 Kcal e recebe uma refeição grátis.

3º Como parte de uma das tarefas da Olimpíada Ecológica da cidade de Ecoporanga, no Espírito Santo, os  alunos da Escola Estadual Ecoporanga, criaram roupas a partir de materiais recicláveis. Copos descartáveis, cartões telefônicos, entre outros objetos, foram utilizados para a produção de 50 peças, como roupas, chapéus, colares e cintos. Os estudantes realizaram um desfile de moda no Mercado Municipal e conquistaram o primeiro lugar na competição, sendo que a escola foi presenteada com um troféu e um aparelho de DVD.

4º A Nokia figura em primeiro lugar entre as empresas de TI mais verde do mercado. A companhia finlandesa é seguida pela Samsung e Sony Ericsson. A Nintendo, desde a primeira edição, aparece como a empresa menos verde entre as 17 que compõem o ranking. Isso porque, segundo a Ong, a fabricante ainda não eliminou completamente o uso de PVC em seus consoles.
5º O Greenpeace, possui a lista as 10 empresas de TI mais "verdes" do mercado (http://www.osdezmais.com/meio-ambiente/as-10-empresas-mais-verdes-e-menos-poluentes/). Com essa lista, ela produziu o "Guide of Greener Eletronic" para ser utilizado por consumidores na hora de decidir por qual produto comprar:

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