domingo, 13 de junho de 2010

Empreendedores Sociais - O Banqueiro dos Pobres

             Mordi a própria língua. Quando reconheci, na primeira instituição financeira que trabalhei, que não havia mais como fortalecer minhas ânsias humanas, pessoais e profissionais, resolvi sair. 02 anos depois voltei a mesma instituição para trabalhar desenvolvendo oficinas de educação socioambiental com os funcionários. Ao mesmo tanto que foi estranho, foi bom ser lembrado e reconhecido, agora em um outro papel e promovendo outro trabalho. Passado alguns anos, já no atual trabalho, retornei a outra Instituição Financeira e lá tive o prazer de vivenciar outra experiência maravilhosa. Conhecer mais a história de Muhammad Yunus, fundador do Grameen Bank e conhecido como o banqueiro dos pobres. A instituição, especializada no microcrédito, já concedeu mais de 10 bilhões a empreendedores de famílias pobres do mundo todo durante os seus 25 anos de existência, e rendeu ao brilhante Muhammad.
               O próximo alvo da Instituição são os 60 milhões de brasileiros com renda mensal entre um a três salários mínimos. Para isso, o mercado está sendo estudado. Há uma grande equipe visitando as periferias de todo o país conhecendo melhor a realidade local dos empreendimentos.
               A diferença desse "empréstimo" é a metodologia baseada na economia solidária, nas taxas que são bem menores do mercado e a possibilidade de investimento nos pequenos negócios por pessoas que não possuem renda para comprovar.
               Quem diria que retornando a uma Instituição Financeira iria ter a possibilidade de conhecer um trabalho tão grandioso como esse.
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário