domingo, 20 de junho de 2010

O calor na produtividade


               Nunca senti tanto calor em Belém. Pelo horário que saio para o trabalho, por volta das 7:30h, lembro que esse era o horário ideal para se fazer uma caminhada, quando os raios solares ainda nos faziam bem. Em meio a tanto calor, será que a minha camihada vai ter que ser as 6:00hs? Na última semana, quando cumpri a minha meta de deixar o carro em casa para ir de ônibus para o trabalho, vi que o calor escaldante e a lotação dos ônibus “pinados” de gente causaram um extremo desconforto para qualquer um que estava ali dentro - Inclusive na quarta-feira, uma senhora desceu, pois não aguentava mais.
               É difícil manter, pois não quero perder essa meta - me irrita está sozinho no carro. Mas, todos os dias, vejo que está mais angustiante andar no calor, nos ônibus lotados, no trânsito insuportável e com o barulho que tira qualquer um do sério. Até já optei em levar toalha, sabonete e tomar um bom banho entre um trabalho e outro para melhorar o “astral” durante o expediente.
               Essa semana, Belém ardeu no calor e a sensação térmica ultrapassou os 40º, segundo o 2º Distrito de Meteorologia (DISME). Ar-condinados, ventiladores, água e sombrinhas foram vendidos 3x vezes mais, segundo comerciantes. Além disso, é bom ressaltarmos o quanto que a questão ambiental interfere na produtividade do trabalho também. Quanto mais calor, mais fatídico é o dia. E não sou eu e os outros no ônibus - provas vivas nessa semana- são estudos científicos que afirmam o quando que a produtividade no trabalho diminui com a incidência do calor, mudanças bruscas de temperatura, stress, desidratação, etc (cienciahoje.com).
              Tenho que me preparar, pois segundo o DISME, essa situação vai piorar...:(

Mais uma prova que nós, gestores, precisamos está antenados para as causas ambientais

Um comentário:

  1. Olá , gostei do seu post. Gostaria de entrar em contato para poder publicar seu depoimento sobre o conforto do ambiente no local de trabalho, pode ser ? Favor me enviar um e-mail: engerevest@engerevest.com.br obrigada !

    ResponderExcluir