domingo, 16 de maio de 2010
Fim das sacolas no Carrefour - Finalmente....
Chega ao Brasil, a primeira iniciativa de zerar a utilização de sacolas plásticas em supermercados. Em vários supermecados europeus, por exemplo, as sacolas plásticas são pagas e o próprio cliente que empacota seguindo suas necessidades. Se optar por não empacotar nada, pode levar tudo na mão, carregar em sacolas de pano, etc. Em 15 de março de 2010, dia mundial do consumidor, a rede Carrefour finalmente lançou, em Piracicaba (SP), a primeira loja do Brasil a eliminar o uso sacos plásticos tradicionais. Para substituir, disponibiliza aos cliente caixas de papelão, sacos reutilizáveis e sacolas biodegradáveis. A iniciativa será implantada em todas as lojas da rede, gradativamente, nos proximos 4 anos.
O "evento" de inauguração dessa "novidade" teve a participação do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc: “esse tipo de ação só é possível porque o consumidor brasileiro está cada vez mais consciente sobre os danos que as sacolas plásticas causam ao meio ambiente”.
Ele anunciou que desde o início da campanha Saco é um Saco, em 5 de junho de 2009, dia mundial do meio ambiente, o brasileiro deixou de utilizar de 600 milhões a 800 milhões de sacolas plásticas. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o Brasil utiliza cerca de 12 bilhões de sacolas plásticas tradicionais por ano.“Isso mostra o consumo consciente como instrumento de transformação da sociedade”, ressaltou Minc, ao afirmar que esse tipo de mudança é reflexo da conscientização da empresa e dos consumidores. No entanto, “isso não acontece do dia para noite” - Até porque só agora deram uma alternativa "viável" a não utlização da mesma.
Minc ainda acredita que haverá uma “imitação saudável” da iniciativa, que deverá ser copiada por outras redes de supermercados. O banimento de sacolinhas plásticas já acontece em vários países, como França e Bélgica.
Para o diretor-superintendente do grupo Carrefour Brasil, Jean-Marc Pueyo, “a eliminação das sacolas plásticas é uma ação decisiva do Carrefour para o meio ambiente”. A partir do dia 31 de março, os clientes receberam sacolas retornáveis, caixas de papelão e poderão comprar sacolas biodegradáveis - Espero que seja de origem vegetal e não de derivados de petróleo - que terá sua renda revertida para o Lar dos Velhinhos.
Esperamos que essa iniciativa seja realmente copiada. A iniciativa do Carrefour deveria ser uma exigência tomada por cada supermecado e loja que ainda trabalha com sacolas plásticas. Conforme dados do WWF, mesmo eliminando todas as sacolas plásticas da face do planeta, ainda encontrariamos resquícios desse mal nos oceanos, solos por mais uns 100 anos ,e em estômagos de animais por mais uns 30 anos. Que saco!
Marcadores:
Campanhas,
empreendedorismo,
sustentabilidade,
valor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário