sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Direto de Vinã - Habilidades Gerenciais

Justiça

Sobre Liderança

Virtudes Cardinais de um Lider transformador.
1. Justiça: Constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido. Mede o nível de respeito que os líderes tem com o profissional, com a pessoa humana. Ex: Quando oferece um serviço dentro da capacidade do subordinado, ou quando exige resultados dentro da slimitações físicas e intelectuais de cada um.

Força
      2. Fortaleza:  Assegura a firmeza nas dificuldades e a constância na procura do bem; Força para enfrentar as diversidades da vida e do grupo para vencer, motivar e “arrastar” sua equipe. Ex: Um profissional subordinado que leva novas idéias ao ambiente organizacional que já possui uma cultura muito forte e fechada e, aos poucos, vai conquistando espaço e apoio da equipe.
3.       
      3. Prudência: dispõe a razão para discernir em todas as circunstâncias o verdadeiro bem e a escolher os justos meios para o atingir. Ela conduz a outras virtudes, indicando-lhes a regra e a medida", sendo por isso considerada a virtude-mãe humana. Toma decisões corretas e precisas visualizando e compreendendo todo o contexto em questão. Ex: Quando avalia a vivência do fuincionário dentro da organização antes de tomar uma decisão. Quando não envolve relacionamentos pessoais na sua tomada de decisão.

Temperança
      4. Temperança ou Ponderação: Modera a atração dos prazeres, assegura o domínio da vontade sobre os instintos e proporciona o equiíbrio no uso dos bens criados", sendo por isso descrita como sendo a prudência aplicada aos prazeresEquilíbrio emocional para lidar com as adversidades e liderar tantas particularidades dos subordinados. Ex: Reforçar o lado positivo e convencer que o vício ruim pode mudar. Atuar em cima das necessidades individuais de cada subordinado e criar um equilibrio com as necessidades da organização.

Liderança e os Sinais da Pessoa Humana

1.       Intimidade: Intimus = interior. É difícil abrirmos 100% de nossa intimidade, porque nem nós mesmos a conhecemos. Uma boa forma de entender melhor nossa intimidade é através de uma “Balanço de Idéas”. É composta pelos nossos sonhos, lembranças, sentimentos, ilusões, projetos, sofrimento, causas e manifestações. O lider que conseguir ser íntimo dos seus funcionários poderá ter mais certeza na sua tomada de decisão, pois conhecerá seus anseios e medos com o trabalho. Dessa forma, quando um subordinado partilha a sua intimidade, está automaticamente partilhando responsabilidade e confiança.
2.       Manifestação: É como traduzimos fisicamente toda a nossa intimidade.
3.       Diálogo: É o ato de confidenciar algo. Quando nos abrimos e nos permitimos ao outro. Quando somos mais humildes e menos soberbos. Quando abrimos o circulo da nossa intimidade e conseguimos também penetrar no circulo de intimidade do outro.
4.       Capacidade de Doar: Amar = Doar-se. Para o líder, a capacidade de amar está em transformar  esse amor em compreenssão e/ou perdão. Ser misericordioso, dar de coração para quem tem miséria. Quando transformamos isso em vívio, ficamos egoista, distorcemos o amor. Amamos mais a nós ou a um, do que a todos. Não reconhecemos, por exemplo, que o ser humano é transcedental. Ou seja, tudo que faz transcede, volta em atitudes e ações. Ame e faça o que quer (Santo Agostinho).
    Liberdade: Diferente da libertinagem, a liberdade nos torna livre de prisões mentais e sociais. Nos permite ser felizes. Quando renunciamos essa liberdade, nos escravizamos em tendências e vícios. Somos vítimas da Avareza – amor ao próprio bem, dinheiro – e perdemos a capacidade de escolher o melhor caminho, o caminho correto. Quando somos livres, não precisamos de aprovações sociais (aplausos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário