domingo, 4 de abril de 2010

Voce é burro o suficiente para combater as mudanças climaticas?

James Lovelock diz que SIM!

                Em entrevista ao jornal The Guardian, James Lovelock (90) criador da Teoria de Gaia, discorreu  sobre muitos assuntos: desde o Climategate, a super confiança em modelos computacionais, a necessidade do ceticismo climático, energia eólica versus nuclear, o IPCC e a influência dos lobistas, e finalmente (como sugere o título) a habilidade dos humanos em lidar com situações complexas como as mudanças climáticas.
                Referente a segunda armtiva, ele dz "Eu não acho que nós já tenhamos evoluído a um ponto em que somos capazes de lidar com situações tão complexas como a mudança climática. Nós somos animais muito ativos. Gostamos de pensar, ‘Ah sim, esta seria uma ótima política,’ mas isso nunca é tão simples. As guerras nos comprovam o quanto esta afirmação é verdadeira… a mudança climática é como uma repetição de uma situação em tempos de guerra. Ela pode facilmente nos levar a uma guerra física”.

                A opinião do teórico é relevante, pois o mesmo afirmou em janeiro de 2006, no "The Independent", que "o mundo já ultrapassou o ponto de não retorno quanto às mudanças climáticas e a civilização como a conhecemos dificilmente irá sobreviver". Ou seja, pelo que prseciamo nos últimos anos é que a crença de que os esforços para conter o aquecimento global já não podem obter sucesso completo e a vida na Terra nunca mais será a mesma estao se confirmado.
               Ao final Lovelock concluiu que apenas uma grande catástrofe natural, como o colapso da Geleira Pine Island na Antartica e o rápido aumento do nível do mar ou condições de secas extremas, como o que ocorreu no período chamado de “dust bowl,” no meio oeste americano, para fazer com que os humanos tomem ação.

               Somos ou não somos burros o suficiente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário