quinta-feira, 4 de março de 2010

Mal Exemplo

Apesar de em junho de 2004 ter sido a primeira empresa de celular no mundo a se comprometer a eliminar materiais tóxicos dos novos modelos, a Samsung continua mordendo a língua. Em represália, sua sede em Bruxelas (Bélgica) amanheceu hoje decorada com um imenso cartaz do Greenpeace, onde se lia:

“Samsung = Promessas Quebradas”.

Enquanto as concorrentes Apple, HP, Nokia e Sony já apresentaram aparelhos livres de PVC e BFR (Retardantes de Chama Bromados), substâncias com alto poder tóxico, a Samsung permanece no campo da retórica. Tanto o PVC quanto o BRF possuem poder cancerígeno quando queimados, além de alta sobrevida como lixo tóxico.

A confiança na Samsung já levou o Greenpeace a pontuá-la positivamente em seu Guia de Eletrônicos Verdes. O atraso na mudança de postura foi penalizado com crítica na última edição do guia e, caso não tome providências mais concretas urgentemente, ao invés de empresa pioneira em tecnologia ambiental, será a primeira a sofrer repreensão direta pela recusa em eliminar as substâncias tóxicas de seus aparelhos.

Recente estudo do Programa Ambiental da ONU alerta para as conseqüências dramáticas do excesso de lixo tóxico em países em desenvolvimento e traz um apelo por ações urgentes.




by http://www.greenpeace.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário