segunda-feira, 12 de julho de 2010

Direto de Vinã - Gestão Financeira

A turma de mestrado e o Professor Oscar Romero
              Hoje, com a aula do prof. Oscar Romero, houve uma amostra de diversos conceitos necessários para a boa Gestão Financeira que consegui aproveitar para a boa gestão social:


- O conceito de lucro mudou?!?! Hoje, qualquer instituição, para garantir a sustentabilidade precisa gerar lucro. Lembrei das várias OSCIPs em que estive, onde as mesmas visavam alcançar os resultados projetados em seus planejamentos estratégicos, e não se falava em lucro. Mas nesses mesmos casos, sem o "lucro", o projeto ou qualquer ação se tornou insustentável, porque justamente não se garantiu a sustentabilidade em seu planejamento. No momento em que uma ação se torna sustentável, ela automaticamente gerou um "lucro" para mantê-la.

- Qualquer projeto interno está automaticamente gerando riscos pelo simples fato de existir. Ele só possui dois fins: O resultado satisfatório, ou o parcial, pois não se deve considerar a não execução do mesmo.

- Dentro do ambiente de trabalho, muito mais do que o Papel Diretivo que nós assumimos, precisamos admitir automaticamente a Função Diretiva, pois qualquer ação que tomamos gera uma reação em algum outro espaço no ambiente de trabalho.

- Custo de Oportunidade: É quando fazemos um sacrifício (investimento) no presente para garantir uma oportunidade no futuro. Em alguns projetos em que trabalhei dificilmente percebi um planejamento "mediato". Todos os resultados precisavam ser quantificados e a curto prazo.

- Em qualquer projeto, com recursos limitados, a pergunta fundamental para qualquer gestão financeira é: Como utilizar os recursos disponíveis de forma eficiente para garantir mais "valor" social e humano aos resultados.

E tem mais....

Nenhum comentário:

Postar um comentário