sexta-feira, 16 de julho de 2010

Direto de Vinã - Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento do Capital Humano parte 1

Amigos, compartilhando pensamentos, conceitos e práticas desse módulo


Informação mal interpretada

Sobre Empresas e Decisões:
- Algumas empresas tomam decisões como tivessem dirigindo um carro com retrovisores e sem pára-brisas. Ou seja, observam apenas o passado, mas não sabem o que vêem no futuro.
- Na inconstância que o mercado possui, o investimento nas “ações” da empresa é a garantia que a empresa terá de investimento futuros.
- As organizações passam pelo processo de Determinismo Estrutural”, onde buscam determinar a realidade em que estão inseridas. Se estão em um ambiente favorável, ou não. Se, internamente, há mais ameaças, ou oportunidades de crescimento.
- A Autopoiese, ou processo autopoiético afirma que das empresas, saem e entram muitas energias (informações, dados, comentários) do meio que garantem a sua sustentabilidade. Esta de acordo ou não com a realidade do mercado. Na Biologia, A conservação da autopoiese e da adaptação de um ser vivo ao seu meio são condições sistêmicas para a vida. Por tanto um sistema vivo, como sistema autônomo está constantemente se autoproduzindo, autorregulando, e sempre mantendo interações com o meio, onde este apenas desencadeia no ser vivo mudanças determinadas em sua própria estrutura, e não por um agente externo.
Ex: Orquestra (Comando) # Banda de Jazz (Autônomo)
Ex: João-bobo
            
Conhecimento liberta
- Determinismo Estrutural é a autonomia cognitica que uma organização possui ao se relacionar com o meio e a realidade em que está inserida. Ora, tratando-o como uma oportunidade, ora tratando-o como uma ameaça.
- Temos que decidir quais as informações necessárias para se tomar uma decisão. Pois o excesso de informações desnecessárias e que não geram conhecimento funcionam que nem um computador. Pode “travar” o processo.
- O grande erro nas decisões está nas fontes de informação obtidas. Informações erradas levam a pensamentos errados e decisões equivocadas.
- O Negócio (negação ao ócio) ou trabalho precisa ser remunerado para ser feito. Você deixa de fazer o que gosta para lhe pagarem para fazer algo. O desafio é sair do negócio e ir ao ócio criativo (prazer pelo trabalho). O desafio é transformar todo trabalho em arte, enriquecendo ele todos os dias. Quem descobre isso, não se preocupa com a competição, pois, muito mais do que isso, sabe diferenciar e segmentar o seu serviço ou produto. Sabe ser efetivo.
- Quando um empreendimento nasce ele provoca uma perturbação no meio. Ao empreendedor cabe manter a auto-pertubação e garantir a sustentabilidade dessa organização no meio (mercado). Se um empreendimento cai na inércia organizacional e morre há também outra perturbação no meio, agora de ordem inversa: Outro empreendimento nasceu, os clientes, fornecedores e colaboradores migraram para outro espaço.

                                                                                             continua.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário